15 Dicas para usar seu Drone com segurança

Drone segurança

1. Seu drone deve ser homologado na ANATEL

2. Seu drone deve ser cadastrado na ANAC

3. Sempre que for voar em algum lugar você deve solicitar permissão para o DECEA

4. Evite voar quando o vento estiver muito forte, dependendo do modelo do seu drone ele pode ser levado com o vento.

5. Operações de aerolevantamento só devem ser feitas com a autorização do Ministério da Defesa.
Aerolevantamento é o conjunto de operações aéreas para captação e registro de dados do terreno, do espaço aéreo ou do litoral.

6. Nunca sobrevoe áreas de segurança como quartéis, presídioos e delegacias.Você pode ser punido por violar a segurança nacional, por isso não sobrevoe presídios, instalações militares, usinas de produção de energia ou outras áreas críticas.

7. A utilização para recreação deve ser realizada em locais destinados a prática de aeromodelismo. Busque lugares adequados para realizar os seus voos e não coloque em risco outras aeronaves, como os helicópteros, que voam a 200 ft, pessoas e propriedades públicas e privadas.

8. Mantenha em dia a manutenção do seu drone. Tenha um checklist de tudo que deve ser verificado e não fique com pena de jogar no lixo uma hélice lascada ou uma bateria que não segura carga.

9. Você deve manter uma distância mínima de 30 metros de edificações. Para trabalhos específicos, com a devida autorização do proprietário, você pode reduzir essa distância.

10. Não perca seu drone de vista. Ok, eu seu que o fabricante disse que seu drone tem o alcance de até 8km, mas pode acreditar, não é seguro voar a essa distância.

11. Tenha um co-piloto. é bom ter alguém do seu lado de olho no drone, jas que na maior parte do tempo você estará de olho na tela. Um amigo pode ficar de olho no drone e avisar se você estiver perto demais de algum obstáculo que não apareça na tela.

12. Não voe próximo a aeroportos e heliportos. Os voos com drones devem ser realizados a um raio mínimo de 5 km de qualquer aeródromo conhecido.

13. Leia o manual de usuário do seu equipamento para saber como proceder em casa de emergências.

14. Não invada a privacidade das pessoas. Nada de ficar espiando os vizinhos.

15. Voe até 100 pés de altura. Cuidado, voos acima de 200 pés podem colocar em riscos helicópteros. Já os voos acima de 400 pés podem afetar a navegação aérea.