Qual Flash Comprar ?

Flash Yongnuo

Antes de falar sobre flash quero deixar registrado que na minha opinião o flash deve ser o equipamento mais importante a ser comprado depois da câmera. Para ser sincero eu acho que ele já deve ser comprado no mesmo momento.

Digo isso porque vejo muitas pessoas comprando câmeras e já sonhando em comprar uma lente, seja com mais “zoom” ou com mais abertura para dar o famoso “fundo desfocado”. Me declaro culpado, já fiz isso, há muito tempo atras quando comprei minha primeira DSLR, uma Canon Rebel XTI.

O que é Flash?

O flash é nada mais nada menos que  uma fonte de luz. Ele pode ser usado para iluminar áreas escuras e/ou dar preenchimento em algumas áreas com sombras.

Como sabemos Fotografia quer dizer “Escrita da Luz“, por isso é importante que haja luz no momento do registro das imagens, e um flash é o equipamento ideal, na maioria das vezes, digo isso porque se a sua intenção é fazer Fotografia NewBorn pode deixar o flash de lado e priorizar a compra de uma lente clara (prepare o bolso).

Tipos de Flash

Existem 3 tipos de flash que posso dizer que são os mais comuns

Flash interno ou Flash Popup

É o flash encontrado em grande parte das câmeras, ele já vem acoplado de forma fixa na câmera.

Speedlite ou Flash Externo

Esse é sem dúvidas o flash mais versátil que existe. Você pode encontrar modelos com preços bem acessíveis.

Esse tipo de equipamento é bem útil e funcional, mesmo possuindo um número guia mais baixo que as tochas.

Se a sua intenção é fotografar eventos esse tipo é sem dúvidas a sua melhor escolha.

Tochas de Estúdio

Apesar de ser chamado algumas vezes  “de estúdio” esse tipo flash pode ser usado sem problemas em diversos lugares.

Geralmente este tipo de equipamento possui um número guia mais alto.

Acessórios

Existem muitos acessórios que você pode usar para modificar a luz do flash, vou listar abaixo os principais.

Difusor

Sombrinha difusora com flash speedlite e tripé

Serve para deixar a luz mais suave, pode ser uma sombrinha (branca), um softbox ou até mesmo um balão branco de festa infantil colocado na frente do flash popup.

Rebatedor

Rebatedor prata no tripé

Acredito que esse é o acessório com mais variantes, pode ser uma sombrinha prata ou dourado, uma parede, um pedaço de isopor ou qualquer outro material que reflita a luz.

Refletir a luz é algo muito interessante, com isso você consegue transformar um ponto de luz pequeno em uma grande fonte de luz e por consequência muito mais suave.

Gelatinas

Gelatinas coloridas no flash

Não, isso não é de comer. Esse nome é dado a uma espécie de plástico colorido que suporta uma temperatura elevada. E vamos com calma, não pode ser qualquer plástico colorido, como por exemplo o celofane. Usar qualquer outro tipo de plástico pode ser um problema e causar um incêndio.

Gosto de usar gelatinas para modificar a cor do fundo, com isso não preciso de vários fundos de várias cores. É sua usar uma gelatina e pronto, o fundo branco se transforma em um fundo azul. Se quero um  fundo verde é só trocar a gelatina por uma verde e pronto, tenho um fundo verde.

Snoot

É um equipamento bem singular, ele tem um formado cônico e é usado para direcionar a luz para um ponto específico.

Beauty dish

Outro acessório singular, é uma espécie de prato com um círculo na parte central. É bastante usado quando se fotografa o rosto de modelos.

Minha escolha

Mesmo possuindo um estúdio de fotografia e vídeo eu decidi comprar o tipo Speedlite, da marca Yongnuo, o modelo YN 685  que já vem com um rádio embutido.

Mas por que uma “marca paralela”?

Muito simples, essa marca funciona perfeitamente. É claro que em termos de resistência não se compara a Canon, sei que se deixar ele cair no chão tem grandes chances de danificar de forma  permanente, mas é só tomar cuidado que não tem problemas.

Quanto a qualidade da luz e tempo de reciclarem ele não deixa a desejar, realiza o trabalho sem nenhum problema. Com certeza quem vê uma foto nunca vai falar: “Ah, essa foto não esta boa, você usou um flash paralelo”.